Check-up

por Dra Bruna Villella Bueno

O check-up, muito divulgado e procurado, nada mais é do que um rastreio de doenças realizado por médicos nas mais diversas especialidades. Por exemplo, o check-up cardiológico busca doenças cardíacas que possam ser tratadas precocemente. O rastreio de doenças tem exatamente esse objetivo, encontrar possíveis doenças, que ainda não manifestaram sintomas, para serem tratadas precocemente, evitando prejuízos à saúde e consequentemente à qualidade de vida das pessoas.

Uma consulta de check-up visa à prevenção, ou seja, além de realizar o rastreio de doenças também realiza o rastreio de fatores de risco para elas, pesquisando histórico familiar, histórico pessoal, hábitos de vida. Uma consulta baseada no rastreio precisa ser individualizada, isso significa que cada pessoa precisa de uma orientação específica e de exames focados em seu histórico e exposição a riscos. Em outros termos, check-ups padronizados, lista de exames prontos além de gerarem gastos, tempo e exames desnecessários, muitas vezes não atingem o objetivo da avaliação nem satisfazem a necessidade de saúde de cada indivíduo.

O atendimento baseado no rastreio de doenças é diferente daquele em que o indivíduo já comparece à consulta com uma queixa, um sintoma ou um sinal que o motivou a procurar um médico. Nesse caso, a consulta será baseada em diagnóstico e tratamento do problema relatado. Porém, muitas vezes, o médico utiliza o mesmo atendimento para rastrear outras doenças, porque os pacientes não tem muito tempo disponível para consultas regulares e essa pode ser uma oportunidade de identificar fatores de risco e prevenir doenças.

O médico de família e comunidade é o profissional responsável por proporcionar atenção integral e continuada a todo indivíduo que solicite assistência médica, independente de idade, sexo ou órgão afetado. Isso o torna especialista em prevenção à saúde e o médico que realizará o check-up individualizado que o paciente necessita, sem gastos ou exames desnecessários, proporcionando a maior parte da atenção de que necessita o indivíduo, considerando sua situação cultural, sócio-econômica e psicológica.


Dra Bruna Villella Bueno

CRM-SP 182755 

Medicina de Familia e Comunidade RQE 120927

Agende sua consulta: Dra Bruna Villella Bueno - Informações e Agendamento (drabrunavbueno.com.br)


Referências bibliográficas:

ARIAS-CASTILLO, L.; TORO, C. B.; FREIFER, S.; FERNÁNDEZ, M. A. Perfil do Médico de Família e Comunidade: Definição Iberoamericana. Tradução: MACHADO, R. Revisão Técnica: TARGA, L. V. Santiago de Cali, Colômbia, maio de 2010.

FERREIRA JUNIOR, M.; OLIVEIRA, R. V.; LICHTENSTEIN, A.; FAVARATO, M. H. S.; MARTINS, M. A. Rastreamento de Doenças - 1ª Edição Inovando o check-up. 1. ed. [S.l.: s.n.], [s.d.].